sábado, 20 de outubro de 2007

O BEBÊ DE UM A TRÊS MESES




O que ele pode fazer :

* Reconhece a voz da mãe e do pai.
* Consegue girar a cabeça quando colocado de bruços , levantá-la por alguns segundos.
* Chora, grita e balbucia. O choro é diferente para cada necessidade: fome, sono, dor, etc.
* Já sorri com freqüência em resposta aos sorrisos das pessoas.
* Segue as pessoas, as luzes e os sons com os olhos.
* Esperneia com força.
* Se você der a mão, ele tentará usá-la como apoio para levantar a cabeça.
* Começa a sair da fase reflexa e integrar uma ação à outra, o que acelera a possibilidade de aprender coisas novas repetindo as ações.
* Aos três meses já começa a segurar objetos e tentará agarrar tudo que for colocado ao seu alcance depois das primeiras tentativas bem sucedidas.
* Começa a balbuciar os primeiros sons em resposta ao contato social.



Como fazer a estimulação :

* Aproxime seu rosto do campo de visão do bebê, pois ele só consegue focalizar um objeto que esteja a uma distância de 20 centímetros e bem em frente de seus olhos.
Quando conversar com seu bebê, faça pausas dando tempo para ele se manifestar e “responder”. Diga algumas frases olhando nos olhos e espere ele reagir, mesmo que só movimentando os braços, pernas ou olhos. Depois disso, retome a palavra, travando um verdadeiro “diálogo” com o bebê. Isso estimulará a atividade vocal do bebê em resposta a uma interação com a mãe.
* Sempre que o bebê sorrir, sorria também, pois ele começará a usar mais esse recurso como forma de comunicação.
* Mostre brinquedos grandes e de contornos bem definidos, assim como de cores contrastantes, de preferência contendo também o preto e o branco em destaque.
* Mostre bonecos ou desenhos de figuras humanas.
* Segure um chocalho bem colorido e barulhento na frente do bebê e movimente-o de um lado para outro lentamente para forçá-lo a acompanhar o movimento com os olhos.
* Coloque um mobílie com objetos coloridos em cima do berço, a uma distância de 20 centímetros, e movimente-o para que ele siga os movimentos com os olhos. Certifique-se de que os objetos estejam bem presos e que sejam macios para uma eventualidade de caírem sobre o bebê.
*Dê objetos macios e pequenos para que ele exercite segurá-los.

Nenhum comentário: