sábado, 20 de outubro de 2007

O BEBÊ DE QUATRO A SEIS MESES


O QUE ELE PODE FAZER:

* Sua coordenação motora avança rapidamente e a fase de reflexos desaparece. Já consegue pegar objetos e levá-los à boca.
* Equilibra bem a cabeça, senta-se com apoio, brinca com os próprios pezinhos quando está deitado. Os músculos dos braços, pernas, tórax e pescoço já estão bem desenvolvidos e o bebê consegue mudar de posição no berço e se esticar bastante.
* Emite pequenos barulhinhos para chamar a atenção.
* Reconhece os pais.
* Reconhece o próprio nome.
* Mostra curiosidade por tudo que ouve.
* Responde às brincadeiras com risadas.
* O período que se segue a partir dos quatro meses é fundamental para que o bebê descubra sua capacidade de manipular objetos e pela estruturação da linguagem verbal. Com a manipulação de objetos, o bebê consegue perceber suas três dimensões , seu peso, textura e detalhes e ele pode ser transformado em uma “ferramenta” com uma função. O bebê já pode perceber o “conceito” de um objeto. O próximo passo é associar esse objeto a uma vocalização, a uma palavra e então o bebê começa a desenvolver a linguagem, dando um grande salto no seu amadurecimento.
* Aos seis meses, ele já pronuncia palavras de uma sílaba como “ma”, “pa”, “ba”.
* Tem uma visão completa das cores e já é capaz de ver distâncias mais longas.

COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :

* Deite-o de frente para você e faça movimentos de pedaladas com as pernas repetindo o mesmo com os braços para ajudar a fortalecer a musculatura.
* Coloque-o sentado no chão, apoiado em almofadas macias para evitar quedas. Quando ele conseguir manter-se sentado por tempo razoavelmente, longo, terá dado um largo passo na conquista das aptidões e no desenvolvimento neuropsicomotor.
* Coloque brinquedos também macios junto a ele para que treine alcançá-los com as mãos.
* Tente colocá-lo de pé, para que ele treine apoiar-se ao solo.
* Não o mantenha sempre no berço. Alterne os lugares e as posições para estimular o conhecimento e a utilização dos recursos corporais.
* Forneça objetos fáceis de serem agarrados, que despertem curiosidade, coloridos, que produzam sons agradáveis e tenham diferentes tamanhos, formas e texturas.
* Dê livros com desenhos grandes e coloridos ( no início use livros de pano ) e conte histórias simples de palavras repetidas.
* Cada vez que mostrar um objeto associe o nome falando claramente e inúmeras vezes até ele perder o interesse.
* Ao levá-lo para passear, vá dizendo os nomes de todas as coisas que encontrar pelo caminho, principalmente das que chamarem a atenção do bebê.
* Brincar de esconde-esconde ajuda a fortalecer as associações. Mostre um objeto, fale seu nome várias vezes e depois o esconda perguntando por ele e devolva-o ao bebê.

Nenhum comentário: