segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A CRIANÇA DE UM A DOIS ANOS

O QUE ELA PODE FAZER :
* Caminha sozinho aos 15 meses aproximadamente. Senta-se em banquinhos
 ou cadeiras pequenas e sobe escadas com apoio. Aos dois anos já consegue
correr e andar de triciclo.
* Passa a maior parte do tempo brincando, principalmente com jogos de montar,
 blocos para construir torres, brinquedos grandes de empurrar, bolas e bonecas.
* Já faz “arte” com lápis colorido e tintas. Consegue fazer círculos e linhas retas.
* Pode ajudar a se vestir e a tirar roupas simples e sem complicações como a
 camiseta.
* Começa a se alimentar com a colher e a beber no copo.
* Imita sons e ruídos de animais.
* Fala várias palavras e seu vocabulário aumenta mês a mês.
* Aos dois anos já sabe falar em torno de 200 palavras e antes de chegar aos três anos
 já conta com o uso de mais de 300.
* Já pode contar até três e entende o conceito de quantidade.
* Aos dois anos já obedece a ordens simples como “ir ao quarto buscar os sapatos”.
* Entende melhor a permanência de objetos e pessoas , o que diminui a ansiedade da
 separação da mãe.
* Gosta de brincar com imitações como as tarefas de casa.
* Convive com outras crianças, mas lado a lado, sem interagir com elas nas brincadeiras.
* Entende os conceitos de posse como “meu” e “seu”.



COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :
* Dê quebra-cabeças simples com peças grandes.
* Forneça papel, lápis de cera, massinhas coloridas atóxicas para ele desenvolver sua arte.
 Não dê lápis de madeira, podem machucar.
* Faça embrulhos de objetos em papel e peça para o bebê desembrulhar.
* Estimule-o a ajudar nas tarefas domésticas como guardar os brinquedos.
* Ensine-o a falar frases completas. Se ele diz “água”, faça-o falar “quero água”.
* Conte coisas para firmar o conceito de quantidade: degraus da escada, laranjas, dedos, etc.
* Faça-o brincar com jogos de montar e desmontar e com brinquedos que tenham formas
geométricas . Podem ser improvisados com vasilhas de plástico rígido de vários tamanhos
e formatos.
* Enquanto toma banho ou se veste, ensine os nomes das partes do corpo, brincando com
cada uma delas.
* Estimule-o a dançar e seguir o ritmo da música. Brinquedos que tocam música ou pequenos
 instrumentos musicais são muito interessantes para que ele descubra o ritmo. Can

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Delva, parabéns pelo blog.
O Luigi realmente está um pouco atrasado na fala, pois fala muito pouco, mas temos que ter paciência, porque quando ele começar a falar acho que não vai parar mais.

Esperava que ele ficasse mais acostumado com outras crianças e a dividir as coisas, acho ele um pouco egoista, mas deve ser natural na idade dele.
abraço

Cibele