segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O BEBÊ DE DEZ A DOZE MESES


O QUE ELE PODE FAZER :

* Ficar em pé e sentar-se sozinho. Passeia e caminha apoiando-se nos móveis e permanece em pé sem apoio.
* Já consegue dar passos sem apoiar-se na mão dos adultos.
* Brinca com uma bola pegando-a e jogando-a para outra pessoas.
* Pega os alimentos com a mão e leva-os à boca.
* Consegue beber sozinho em copos com bicos.
* Já identifica os pais chamando-os de “papá” e “mamã”. Já consegue falar algumas palavras e imitar com ruídos as palavras que lhe são ensinadas.
* Sua curiosidade pelo meio aumenta consideravelmente e quer explorar tudo. Reconhece os objetos familiares e mostra objetos quando lhe perguntam onde está. Deixa cair os objetos “de propósito” para que os outros o peguem.
* Balança o corpo ao ouvir música, seguindo o ritmo.


COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :

* Leia histórias e mostre as figuras dos livros coloridos e grandes todos os dias, de preferência quando estiver calmo e confortável para ter uma associação positiva da atividade.
* Se você tentar ler quando ele estiver com fome ou com dor para tentar enganá-lo , ele irá associar as histórias ao desconforto.
* Dê alimentos sólidos que ele possa pegar com a mão e ensine-o também a usar a colher para treinar a coordenação motora fina.
* Faça-o escutar músicas sempre que possível, mas evitando a hora de dormir para não prejudicar o sono.


ATENÇÃO : nesta idade, aumenta a ansiedade e o medo da SEPARAÇÃO DA MÃE, DO PAI OU DE AMBOS E TAMBÉM AUMENTA O MEDO DE ESTRANHOS. Dependendo da criança, ela pode expressar essas novas emoções muitas vezes de forma drástica, com gritos e choro. É importante dar segurança ao bebê de que os pais retornam. Brincar de esconde-esconde pode ser eficiente, assim como separar-se da criança quando ela estiver confortável e calma e voltar para que ela se acostume com as ausências. Quando os bebês se tornam muito ansiosos, o processo de aprendizado e treinamento de novas habilidades é reduzido.


Nenhum comentário: