domingo, 6 de abril de 2014


QUEM FORMA BONS LEITORES / ESCRITORES ?



A FAMÍLIA, oferecendo um ambiente onde os materiais de leitura e escrita estão presentes e dando o exemplo ( ou seja, lendo e escrevendo ).



A ESCOLA, alfabetizando e depois continuando ( em todos os níveis de educação ) a tratar de leitura e escrita em todas as matérias, e não apenas nas aulas de Língua Portuguesa.



A SOCIEDADE, oferecendo um ambiente cultural rico e encorajador, com muitas experiências de letramento, no qual todas as pessoas possam se sentir incluídas.



LETRAMENTO é :



* leitura à luz de vela ou lá fora, à luz do sol.



* são notícias sobre o tempo, artistas, Mônica e Cebolinha nos jornais de domingo.



* é uma receita de biscoito, uma lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de AMOR, telegrama de parabéns e cartas de velhos amigos.



* é viajar para países desconhecidos, sem deixar sua cama, é rir e chorar com personagens, heróis e grandes amigos.



* é um atlas do mundo, sinais de trânsito, caças ao tesouro, manuais, instruções, guias e orientações em bulas de remédios, para que você não fique perdido.



* letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é de tudo que você pode ser..

Muito lindo ! Que tal se incentivássemos desde agora nossos pequenos à leitura????
Era uma vez...

Tudo indica que foram os sumérios, povo que vivia na antiga região da Baixa Mesopotâmia, que inventaram, mais ou menos na mesma época, a RODA e a ESCRITA.
Era preciso saber quem tinha pago quanto em troca de quê, e foi assim que a contabilidade deu origem à literatura. Dali foi um passo para representar objetos com imagens, e dois para que essas imagens evoluíssem para representar também os sons da fala.
Hoje não precisamos mais gravar na argila, como faziam os sumérios, nem levar páginas ao forno. Mas foi preciso passar por tudo isso para chegar à pena, ao lápis, à caneta esferográfica, à impressão e a este teclado levinho que se presta a transformar os toques dos dedos em marcas capazes de atravessar o espaço e o tempo para levar estas palavras até você.
Faz mais ou menos 4.200 anos que se escreve neste planeta. Isso foi essencial para que se começasse a aplicar essa coisa fantástica chamada JUSTIÇA, já que a lei foi uma das primeiras coisas que os humanos resolveram escrever depois da contabilidade. Quem vai ao museu do Louvre, em Paris, pode ver o Código de Hamurabi, escrito por volta de 2100 a.C. - o primeiro registro oficial do desejo humano de justiça social.

Um dado espantoso : aos 3 anos, uma criança de família de baixa renda ouviu 30 milhões de palavras menos do que uma criança de uma família mais favorecida.

E que diferença isso pode fazer ?
Toda diferença do mundo !

* as palavras são as nossas principais ferramentas para entender o que se passa, fazer coisas acontecerem e garantir harmonia entre as pessoas. As palavras são instrumentos para pensar.

* quanto mais palavras você conhece, compreende, lê e escreve, menos possibilidade você tem de se enganar ou ser enganado.

* quando uma pessoa aprende a ler, ela passa a ter acesso a tudo o que a humanidade registrou em todos os tempos e lugares.

* quando uma pessoa aprende a escrever, ela ganha o direito de registrar a sua própria palavra e transmiti-la ao mundo.

O que transforma uma pessoa não é aprender a ler e a escrever: é fazer uso da leitura e da escrita.

Nenhum comentário: