domingo, 6 de abril de 2014

  

A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO

À medida que o cérebro do bebê amadurece , ele passa a adquirir rapidamente uma série de habilidades psicomotoras . Nas primeiras semanas de vida ele consegue apenas executar atos reflexos pelo instinto de sobrevivência, como chupar, agarrar e movimentar os olhos. Depois de alguns dias ele já consegue permanecer algum tempo de olhos abertos mas ainda não coordena os movimentos.
Já foi comprovado que a estimulação precoce da inteligência, principalmente nos seis primeiros anos de vida, é capaz de ajudar a desenvolver o potencial de aprendizado da criança e melhorar sua inteligência. Para isso, é preciso criar um ambiente de vida que forneça CARINHO, SEGURANÇA e ESTÍMULOS adequados para seu desenvolvimento sensorial e psicomotor.E quais são esses estímulos ? São exercícios que os pais podem fazer no dia a dia do bebê através de jogos e brinquedos adequados a cada etapa de desenvolvimento e que podem ser criados em casa mesmo. Além disso, é fundamental CONVERSAR, CONTAR HISTÓRIAS, OUVIR MÚSICA, MANTER UM CONTATO FÍSICO CONSTANTE E ESTIMULAR COM ELOGIOS E RECONHECIMENTOS CADA NOVA HABILIDADE ADQUIRIDA.Mas... cada criança é única e tem seu tempo específico de desenvolvimento que deve ser respeitado, alguns bebês são mais rápidos, outros não, mas isso não significa que estejam em desvantagem.
Os exercícios que permitem desenvolver a coordenação motora, a linguagem e a capacidade de raciocínio são as próprias atividades cotidianas dos bebês. O que faz a diferença é a atenção que os pais dedicam a essas tarefas para aprimorar as suas habilidades e reforçar seus mínimos progressos através de estímulos positivos, elogios e carinho.

COMO FAZER :

· As atividades devem ser lúdicas e prazerosas para as crianças e para os pais. Demonstre sempre alegria e prazer em cada exercício.
· As atividades devem ser interessantes, variadas e renovadas constantemente. A cada dia, uma nova brincadeira, um novo som, fornecem estímulos variados. A monotonia é inimiga do aprendizado e da criatividade.
· As brincadeiras e estímulos não devem ser cansativos. Quando sentir que o bebê está cansado, desconfortável , com sono ou com fome, pare. Respeite o tempo da criança.
· Empregue sempre uma pedagogia positiva, reforçando os pequenos êxitos. A melhor recompensa é sempre o sorriso e o carinho dos pais.
· Jamais faça comparações com outras crianças.
· Nunca faça “exames” ou testes para ver se seu filho aprendeu o que ensinou.
· Mantenha em seu lar um clima de alegria, de movimento, música e criatividade, sem esquecer as regras e os horários para dormir, comer e outras que também educam e fortalecem o aprendizado.

Nenhum comentário: