domingo, 6 de abril de 2014

A CRIANÇA DE TRÊS A QUATRO ANOS


O QUE ELA PODE FAZER:



* Já tem domínio sobre os próprios movimentos, corre, salta, joga bola,
 anda de triciclo.
* Consegue lavar as mãos e vestir-se sozinho.
* Utiliza a colher corretamente e se alimenta sozinho.
* Consegue se fazer entender verbalmente com frases completas e já pode falar
 de 500 a 1000 palavras.
* Aprende a cantar canções simples e poemas com rimas.
* Sabe o nome das cores.
* Já tem noção de tempo, hoje, ontem, amanhã. Tem memória e consegue se lembrar
 de coisas que ocorreram no passado recente.
* Entende frases mais complexas e o conceito de “embaixo”, “em cima”, “atrás”, “sobre”.
* Consegue ver as diferenças de tamanho, pequeno, grande , muito grande.
* Aprende a esperar.
* Sua socialização avança a passos largos, ao final do segundo ano de vida já brinca com
outras crianças, divide brinquedos, aceita estranhos com facilidade.
* Tenta solucionar probleminhas.




COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :


* Estimule-a a fazer coisas sozinha, vestir-se, banhar-se , escovar os dentes, arrumar os
brinquedos, ajudar na casa em pequenas tarefas.
* Forneça roupas velhas , objetos e acessórios para ela brincar de se fantasiar, estimulando
sua imaginação.
A CRIANÇA DE UM A DOIS ANOS

O QUE ELA PODE FAZER :
* Caminha sozinho aos 15 meses aproximadamente. Senta-se em banquinhos
 ou cadeiras pequenas e sobe escadas com apoio. Aos dois anos já consegue
correr e andar de triciclo.
* Passa a maior parte do tempo brincando, principalmente com jogos de montar,
 blocos para construir torres, brinquedos grandes de empurrar, bolas e bonecas.
* Já faz “arte” com lápis colorido e tintas. Consegue fazer círculos e linhas retas.
* Pode ajudar a se vestir e a tirar roupas simples e sem complicações como a
 camiseta.
* Começa a se alimentar com a colher e a beber no copo.
* Imita sons e ruídos de animais.
* Fala várias palavras e seu vocabulário aumenta mês a mês.
* Aos dois anos já sabe falar em torno de 200 palavras e antes de chegar aos três anos
 já conta com o uso de mais de 300.
* Já pode contar até três e entende o conceito de quantidade.
* Aos dois anos já obedece a ordens simples como “ir ao quarto buscar os sapatos”.
* Entende melhor a permanência de objetos e pessoas , o que diminui a ansiedade da
 separação da mãe.
* Gosta de brincar com imitações como as tarefas de casa.
* Convive com outras crianças, mas lado a lado, sem interagir com elas nas brincadeiras.
* Entende os conceitos de posse como “meu” e “seu”.



COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :
* Dê quebra-cabeças simples com peças grandes.
* Forneça papel, lápis de cera, massinhas coloridas atóxicas para ele desenvolver sua arte.
 Não dê lápis de madeira, podem machucar.
* Faça embrulhos de objetos em papel e peça para o bebê desembrulhar.
* Estimule-o a ajudar nas tarefas domésticas como guardar os brinquedos.
* Ensine-o a falar frases completas. Se ele diz “água”, faça-o falar “quero água”.
* Conte coisas para firmar o conceito de quantidade: degraus da escada, laranjas, dedos, etc.
* Faça-o brincar com jogos de montar e desmontar e com brinquedos que tenham formas
geométricas . Podem ser improvisados com vasilhas de plástico rígido de vários tamanhos
e formatos.
* Enquanto toma banho ou se veste, ensine os nomes das partes do corpo, brincando com
cada uma delas.
* Estimule-o a dançar e seguir o ritmo da música. Brinquedos que tocam música ou pequenos
 instrumentos musicais são muito interessantes para que ele descubra o ritmo. 

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