domingo, 6 de abril de 2014

 
 
O BEBÊ DE DEZ A DOZE MESES

O QUE ELE PODE FAZER :
* Ficar em pé e sentar-se sozinho. Passeia e caminha apoiando-se nos móveis e permanece
 em pé sem apoio.
* Já consegue dar passos sem apoiar-se na mão dos adultos.
* Brinca com uma bola pegando-a e jogando-a para outra pessoas.
* Pega os alimentos com a mão e leva-os à boca.
* Consegue beber sozinho em copos com bicos.
* Já identifica os pais chamando-os de “papá” e “mamã”. Já consegue falar algumas palavras
 e imitar com ruídos as palavras que lhe são ensinadas.
* Sua curiosidade pelo meio aumenta consideravelmente e quer explorar tudo. Reconhece os
 objetos familiares e mostra objetos quando lhe perguntam onde está. Deixa cair os objetos “de propósito” para que os outros o peguem.
* Balança o corpo ao ouvir música, seguindo o ritmo.


COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :
* Leia histórias e mostre as figuras dos livros coloridos e grandes todos os dias, de preferência quando estiver calmo e confortável para ter uma associação positiva da atividade.
* Se você tentar ler quando ele estiver com fome ou com dor para tentar enganá-lo , ele irá
 associar as histórias ao desconforto.
* Dê alimentos sólidos que ele possa pegar com a mão e ensine-o também a usar a colher
 para treinar a coordenação motora fina.
* Faça-o escutar músicas sempre que possível, mas evitando a hora de dormir para não
 prejudicar o sono.


ATENÇÃO : nesta idade, aumenta a ansiedade e o medo da SEPARAÇÃO DA MÃE, DO PAI
 OU DE AMBOS E TAMBÉM AUMENTA O MEDO DE ESTRANHOS. Dependendo da
criança, ela pode expressar essas novas emoções muitas vezes de forma drástica, com gritos e choro. É importante dar segurança ao bebê de que os pais retornam. Brincar de esconde-esconde pode ser eficiente, assim como separar-se da criança quando ela estiver confortável e calma e voltar para

 que ela se acostume com as ausências. Quando os bebês se tornam muito ansiosos, o processo de aprendizado e treinamento de novas habilidades é reduzido.
 
 
O BEBÊ DE SETE A NOVE MESES

O QUE ELE PODE FAZER :

* Nesta fase, os bebês amadurecem rapidamente suas habilidades motoras e já começam
 a engatinhar e a sentar sozinho e sem apoios. Balançam o corpo para frente e para trás,
 tentam ficar de pé e conseguem dar passos apoiados nas mãos dos adultos.
*O amadurecimento da coordenação motora também permite bater com objetos, segurar
um objeto em cada mão, sustentar a mamadeira e levar as coisas à boca.
* Aprende a beber no copo com bico com o auxílio de adultos.
* Já articula sons de duas sílabas (mamá, papá).
* Repete sons como "o" e "u" . Sabe entender um "não" e começa a compreender o
significado de comer, mamarm dormir.
* Segue ordens simples, como "segure a bola".
* Sua consciência sobre as pessoas que interagem com ele aumenta consideravelmente,
mas ele prefere a companhia da mâe e pode estranhar pessoas desconhecidas.
* Mostra interesse ou aversão pelos alimentos.


COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :

* Forneça brinquedos que façam ruídos variados e que ele possa bater em superfícies associando os sons e a ação.
* Brinque com ele com brinquedos de peças para empilhar e derrubar, com buracos
 para introduzir e tirar peças e para empurrar. Mostre como funcionam.
* Dialogue com o bebê, falando e fazendo pausas para ele aprender a "responder".
Espere ele se manifestar para falar novamente.
* Coloque-o em frente a um espelho para que ele aprenda a se reconhecer.
* Pendure sobre o berço um móbile com objetos variados e a uma distância que o bebê
 possa atingir com os pés e movimentá-lo.

ATENÇÃO : Com o desenvolvimento motor, o bebê quer ganhar independência e faz
 de tudo para testar suas novas habilidades de ficar em pé, sentar, movimentar-se ,
arrastar-se, engatinhar, e até andar.      
 
 
O BEBÊ DE QUATRO A SEIS MESES


O QUE ELE PODE FAZER:

* Sua coordenação motora avança rapidamente e a fase de reflexos desaparece. Já consegue
pegar objetos e levá-los à boca.
* Equilibra bem a cabeça, senta-se com apoio, brinca com os próprios pezinhos quando está
 deitado. Os músculos dos braços, pernas, tórax e pescoço já estão bem desenvolvidos e o
 bebê consegue mudar de posição no berço e se esticar bastante.
* Emite pequenos barulhinhos para chamar a atenção.
* Reconhece os pais.
* Reconhece o próprio nome.
* Mostra curiosidade por tudo que ouve.
* Responde às brincadeiras com risadas.
* O período que se segue a partir dos quatro meses é fundamental para que o bebê descubra
 sua capacidade de manipular objetos e pela estruturação da linguagem verbal. Com a
manipulação de objetos, o bebê consegue perceber suas três dimensões , seu peso, textura
 e detalhes e ele pode ser transformado em uma “ferramenta” com uma função. O bebê já
pode perceber o “conceito” de um objeto. O próximo passo é associar esse objeto a uma
vocalização, a uma palavra e então o bebê começa a desenvolver a linguagem, dando um
grande salto no seu amadurecimento.
* Aos seis meses, ele já pronuncia palavras de uma sílaba como “ma”, “pa”, “ba”.
* Tem uma visão completa das cores e já é capaz de ver distâncias mais longas.

COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :

* Deite-o de frente para você e faça movimentos de pedaladas com as pernas repetindo o mesmo
 com os braços para ajudar a fortalecer a musculatura.
* Coloque-o sentado no chão, apoiado em almofadas macias para evitar quedas. Quando ele conseguir manter-se sentado por tempo razoavelmente, longo, terá dado um largo passo na
conquista das aptidões e no desenvolvimento neuropsicomotor.
* Coloque brinquedos também macios junto a ele para que treine alcançá-los com as mãos.
* Tente colocá-lo de pé, para que ele treine apoiar-se ao solo.
* Não o mantenha sempre no berço. Alterne os lugares e as posições para estimular o
 conhecimento e a utilização dos recursos corporais.
* Forneça objetos fáceis de serem agarrados, que despertem curiosidade, coloridos, que
 produzam sons agradáveis e tenham diferentes tamanhos, formas e texturas.
* Dê livros com desenhos grandes e coloridos ( no início use livros de pano ) e conte histórias simples de palavras repetidas.
* Cada vez que mostrar um objeto associe o nome falando claramente e inúmeras vezes até
ele perder o interesse.
* Ao levá-lo para passear, vá dizendo os nomes de todas as coisas que encontrar pelo caminho, principalmente das que chamarem a atenção do bebê.
* Brincar de esconde-esconde ajuda a fortalecer as associações. Mostre um objeto, fale seu nome várias vezes e depois o esconda perguntando por ele e devolva-o ao bebê.
  
 
 
O BEBÊ DE UM A TRÊS MESES



O que ele pode fazer :

* Reconhece a voz da mãe e do pai.
* Consegue girar a cabeça quando colocado de bruços , levantá-la por alguns segundos.
* Chora, grita e balbucia. O choro é diferente para cada necessidade: fome, sono, dor, etc.
* Já sorri com freqüência em resposta aos sorrisos das pessoas.
* Segue as pessoas, as luzes e os sons com os olhos.
* Esperneia com força.
* Se você der a mão, ele tentará usá-la como apoio para levantar a cabeça.
* Começa a sair da fase reflexa e integrar uma ação à outra, o que acelera a possibilidade de
     aprender coisas novas repetindo as ações.
* Aos três meses já começa a segurar objetos e tentará agarrar tudo que for colocado ao seu
alcance depois das primeiras tentativas bem sucedidas.
* Começa a balbuciar os primeiros sons em resposta ao contato social.



Como fazer a estimulação :

* Aproxime seu rosto do campo de visão do bebê, pois ele só consegue focalizar um objeto
que esteja a uma distância de 20 centímetros e bem em frente de seus olhos.
Quando conversar com seu bebê, faça pausas dando tempo para ele se manifestar e “responder”.
 Diga algumas frases olhando nos olhos e espere ele reagir, mesmo que só movimentando os
 braços, pernas ou olhos. Depois disso, retome a palavra, travando um verdadeiro “diálogo”
com o bebê. Isso estimulará a atividade vocal do bebê em resposta a uma interação com a mãe.
* Sempre que o bebê sorrir, sorria também, pois ele começará a usar mais esse recurso como
 forma de comunicação.
* Mostre brinquedos grandes e de contornos bem definidos, assim como de cores contrastantes,
 de preferência contendo também o preto e o branco em destaque.
* Mostre bonecos ou desenhos de figuras humanas.
* Segure um chocalho bem colorido e barulhento na frente do bebê e movimente-o de um lado
 para outro lentamente para forçá-lo a acompanhar o movimento com os olhos.
* Coloque um mobílie com objetos coloridos em cima do berço, a uma distância de 20 centímetros,
 e movimente-o para que ele siga os movimentos com os olhos. Certifique-se de que os objetos estejam bem presos e que sejam macios para uma eventualidade de caírem sobre o bebê.
*Dê objetos macios e pequenos para que ele exercite segurá-los.

Nenhum comentário: