quinta-feira, 27 de março de 2008

PACIÊNCIA


A maneira como se disciplina uma criança tem enorme influência em sua formação. Os castigos físicos e a obediência baseada no medo produzem adultos com baixa auto-estima...
...ao educar, os pais devem se perguntar: "O que meu filho está aprendendo comigo?"
Alguns métodos estimulam a criança a desenvolver o controle interno e a ser responsável pelos seus atos.
A criança que age de forma anti-social e descontrolada precisa ficar a sós para recompor as emoções. É importante nesse momento abaixar-se para conversar com ela, olhar em seus olhos e falar calmamente: "Você está precisando de um tempo. Vá para seu canto (quarto) e volte quando estiver calma".

Uma boa idéia é levá-la a um lugar tranquilo com música suave, livros, revistinhas e massinha de modelagem . Se ela voltar e se comportar bem, deixe-a ficar. Se, ao contrário, continuar desobediente, leve-a novamente ao espaço em que estava sem dizer nada. Mantenha a calma e seja persistente. Observe que, se você diz "volte quando estiver calma", ela pode aprender a agir de acordo com o próprio controle interno, o que é diferente de falar "fique ái por 10 minutos", pois, dessa forma, você estaria decidindo por ela...

O método de disciplina é construtivo quando fornece uma consequência lógica ligada ao mau comportamento:

- se seu filho fez bagunça, deve arrumar;

- se estragou algo, deve consertar;

O castigo desvinculado das ações passa a ser uma punição que gera raiva e ressentimento.
De nada adianta impedir a criança de ver TV porque ela quebrou a janela. O melhor seria tirar o dinheiro da mesada para pagar o vidraceiro, faz sentido, não???
Algumas vezes, a ação da criança produz uma consequência espontânea, como esquecer o dever em casa e não poder entregá-lo na escola. Ou quando não coloca a roupa suja no cesto e fica sem roupa limpa para usar...em situações deste tipo, é melhor não interferir e deixar que vá aprendendo sozinha.
Isso se baseia na ação e reação, deve ser dosada para que seu filho não se sinta injustiçado...a privação de comida nunca é aconselhada, mesmo que ele tenha jogado o prato no chão...recorra então, ao "método" de pausa para refletir!!!

Mas...se você estiver no meio de um conflito e prestes a perder a paciência, afaste-se por um momento, respire fundo e procure se acalmar antes de tomar qualquer atitude...
...não é fácil, mas vale a pena tentar!

Hoje conversando com a Flavinha e o Marcelo, pais da Bruna do Mini maternal, ouvi uma coisa engraçada...Ela me disse que seu cunhado é bem calmo, MUITO CALMO, que tira a filhinha de lado sempre que vai dar "uma bronquinha" ou caso ela esteja fazendo algo não muito legal, e conversa pacientemente com sua filha...e aí, neste momento, Flavinha, observando a cena se lembrou da tia Delva!!!
Fiquei feliz! Pelo menos uma pequena sementinha estou plantando em algum coraçãozinho, não???

3 comentários:

Anônimo disse...

Conversa fiada...

Anônimo disse...

http://www.bellobambino.com.br/

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.