terça-feira, 18 de março de 2008

LIMITES PARA AS CRIANÇAS DE 1 a 3 anos:


Quando a criança começa a andar e a explorar o ambiente, fica claro que é o momento de estabelecer limites. Ela precisa do adulto pois é ele que vai ensiná-la, sobre o que pode e o que não pode ser feito.
Nesta fase, nosso pequeno vive um processo de transformação para tornar-se independente. Já tem vontade própria, não aceita mais o controle total de sua vida, quer fazer tudo sozinho e do próprio jeito. Em outros momentos, pede colo e não gosta de perder vocês de vista. Tratá-lo como bebê poderá frear seu desenvolvimento, por outro lado, é necessário dizer um "NÃO", diante de situações perigosas: ir para a rua, brincar com a tomada, tocar no forno quente, e para atitudes que possam ferir o outro: bater nas pessoas, jogar coisas no irmão menor, puxar o rabo do gato...
O desenvolvimento intelectual nessa fase é diferente do de uma criança mais velha.
SUA MEMÓRIA AINDA NÃO ESTÁ TOTALMENTE DESENVOLVIDA E POR ISSO AS REGRAS PRECISAM SER REPETIDAS VÁRIAS VEZES...MUITAS VEZES...COM CALMA, PACIÊNCIA E COM MUITO CARINHO.
A criança não entende a relação de causa e efeito. É capaz de subir numa escada e só depois perceber que não sabe descer. Não quer esperar nem um minuto: quer chupar o sorvete logo e reclama da demora para tirar o papel.
Os desafios do cotidiano são frustrantes. Muitas vezes, quer fazer coisas que não consegue, e isso pode causar acessos de raiva, comuns nessa idade. Se seu filho lhe bate, não adianta revidar para "ele sentir como é". Ainda não há conexão entre os sentimentos dele e os seus. ELE CHEGA A AGREDIR PORQUE NÃO TEM VOCABULÁRIO SUFICIENTE PARA SE EXPRESSAR. Será melhor tentar descobrir as causas da reação e ajudá-lo a usar palavras ao se manifestar : "Bater, não! Sei que você está com raiva da mamãe porque não deixo você pular dessa altura. Mas você pode pular aqui, nesta almofada".
A linguagem da criança, às vezes, mascara sua compreensão da realidade. Ela usa palavras sem saber o real significado e não entende o ar de reprovação quando você diz: "Mas você prometeu para a mamãe que..." Assim, não convém aplicar uma disciplina rígida. Essa radicalização vai gerar muita batalha e desamor.
O desafio é usar criatividade para que a criança passe a querer a mesma coisa que você.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Delva, boa tarde!
Sou a Julisa, mãe da pequena Loryana (1 ano e 5 meses). Adorei o texto que escreveu. Muito importante essas dicas, pois nossos pequeninos muitas vezes têm certas atitudes que não entendemos muito, como o exemplo dado em ficar "nervosinho" porque quer subir em um lugar que nós adultos sabemos que é perigoso. Nós, os pais, os cuidadores é que temos que ter o discernimento sobre esses comportamentos dos filhos e tomar atitudes corretas como mencinou no texto, sem querer fazer igual, pois o entendimento da criança nesta idade é outro.
BOA PÁSCOA!
BEIJOS
JULISA