quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Oi, só passei aqui prá falar um oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
e pedir que vocês pais, tenham muita calma neste início de ano.
Lembrem-se que nos últimos 15 dias de dezembro a escola ficou fechada e nossos alunos, principalmente, nossos pequenos, ficaram bem próximos à vocês, pais, avós, tios... e esse afastamento também, propiciou esta relutância ao entrar na escola. Sabemos que cada criança é única e tem uma forma própria de expressar o que sente, portanto, nós, família e escola necessitamos de muita paciência e calma para que se re-adaptem novamente...isso leva um tempo, também próprio de cada um.
Muitos estão "estranhando" os amigos, a falta da professora, elaborando a distância de casa, os novos irmãozinhos, tentando digerir melhor todos estes sentimentos, que se para nós, muitas vezes, é difícil de lidar, imaginem nossos pequenos que não tem muita consciência destes sentimentos, e sentem tudo meio embaralhado dentro de si!?!
O tempo neste momento é amigo.
O carinho, o colinho e a disponibilidade de todos nós é essencial para que fiquem bem.
A certeza e a segurança de todos os envolvidos na sua vida é muito importante.
Enfim, se sentirem-se angustiados estou também pronta para lhes ajudar, ouvindo-os e tentando juntos uma alternativa, ok?
Sabe, quando lhes conto que o primeiro portão é trágico... então... lhes digo também que o segundo portão é mágico... o primeiro traz a separação e o segundo traz a fantasia, o lúdico, o brincar... e quando eles estão envolvidos nesta magia, eles vão ficando tão bem e felizes, que até esquecem um pouco toda essa dor da separação... que sabemos que faz parte das nossas vidas, lidar de forma mais confortável com essas "perdas", essas "pedrinhas", respeitando o tempo e o ritmo de cada um...
Calma, tá?

Nenhum comentário: