quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O INÍCIO NA PRÉ-ESCOLA


Ao entrar na pré escola, a criança vive um momento delicado, pois tem que aprender , de uma só vez, a afastar-se do convívio familiar e a criar novas relações afetivas. A emoção das primeiras separações é muito forte.
Propomos um programa de adaptação bem tranquilo, uma hora por dia, aumentando paulatinamente, onde os pais, avós ou babá ficarão com ela, até que sinta-se segura, consiga estabelecer vínculos de afeto com as pessoas envolvidas, fique mais à vontade para brincar, participar e aprender.
O tempo de adaptação varia muito de criança para criança, e precisamos respeitá-la. Nesta adaptação permita que ela traga algum brinquedo preferido ou seu paninho, para que mantenha o vínculo com sua casa.
É importante que os pais não fiquem fazendo muitas perguntas se ela quer ir à escola. Lembre-se , ela não é capaz de resolver isso sozinha. Seria relevante que os pais sintam-se seguros da escolha que fizeram, pois assim, essa criança também se sentirá segura e confiante.
O bom seria se pudessem matricular seu filho no início do ano letivo , pois assim não será o único aluno novo na sala.
Tente evitar trazê-lo para escola num momento significativo familiar ( alguma dificuldade , nascimento do irmão, mudança de casa, etc. ) pois é um momento que ele prefereria estar junto com você.
Às vezes, acontecem retrocessos, mesmo quando a adaptação foi tranquila, isto faz parte do processo... ao tomar consciência de que está sem a mamãe e o papai, ela pode sentir-se triste, ficar irritada, chupar o dedo, fazer xixi, tanto em casa como na escola. Portanto, fiquem atentos por que nós estaremos também...e aí...uma conversa gostosa e um trabalho em conjunto família x escola ...será a melhor saída.
Lembrem-se : a SEPARAÇÃO é um processo que gera os mais "conturbados" sentimentos e que levam tempo para serem compreendidos. Pais, por favor, não se sintam envergonhados se o seu filho não aceita esta NOVA SITUAÇÃO da mesma forma que outra criança. Cada um é um, não compare-o, cada um tem uma maneira de lidar com as situações. Só isso !

Nenhum comentário: