quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Existem duas coisas importantes , mais que quaisquer outras, que contribuem para uma criança sentir-se feliz : UM LAR FELIZ E UMA ESCOLA FELIZ.
Tanto os pais como os educadores são as duas influências mais decisivas para o desenvolvimento deste sentimento.
Os pais são um espelho que o filho usa para construir sua própria identidade e os professores contribuem muito para a imagem que a criança faz de si mesma, já que existe um contato constante entre eles. Estes reflexos são como instantâneos de si mesma, que ela cola num álbum de retratos, e que formam a base de sua identidade. Tornam-se a sua auto imagem ou auto conceito e posteriormente a indagação à pergunta: “Quem sou eu” ?
É importante ter em mente que a imagem que a pessoa tem de si mesma pode ser ou não exata. Todo ser humano tem um eu e uma auto imagem. Quanto mais exata a imagem que a criança faz de si mesma, mais realisticamente, ela conduz sua vida.
Naturalmente, quanto mais o auto conceito de uma pessoa corresponde às suas capacidades reais, à sua habilidade e ao seu potencial , mais provável é o seu sucesso e maior oportunidade terá de se sentir uma pessoa adequada e feliz. O que a criança pensa de si mesma é mais importante do que o que ela sabe. Uma criança que tem opiniões positivas sobre si mesma e sobre os outros, terá facilidade de aprender. A vontade de esforçar-se , o desejo de aprender, a maneira de lidar , saudavelmente, com frustrações só facilitarão o processo de aprendizagem.
O conceito de si mesma é uma coisa que se aprende. Aprende-se no lar e na escola, a partir de coisas que você diz, da maneira como olha, da forma como reage, das coisas que você faz para a criança e pela criança.
Se os primeiros anos de vida tiverem sido bons, muito provavelmente, ela terá sucesso nos primeiros anos de escola. Ela precisa ter certeza de que pode fazer , confiança em si mesma e terá muito mais disposição para aprender.
Permita que sinta orgulho pelas suas conquistas, elogie-a.
Dê-lhe todas as responsabilidades que ela puder assumir, permitindo que ela tente.
Escute ( um pouquinho ) o que seu filho tem a dizer, isto o faz sentir-se valorizado.
Faça com que aceite e respeite as diferenças entre as pessoas.
A importância destes bons sentimentos em relação a si mesma e ao outro é a ferramenta para um desenvolvimento intelectual, emocional e físico, tranqüilos.
E o que mais desejamos na vida? Qual o propósito de nós, pais?
Que tenhamos filhos saudáveis e felizes e para isso acontecer que possamos proporcionar um “chão” firme, sólido e uma escola com raízes fortes e valores consistentes. Este é o segredo para um bom começo de vida. Que possamos transmitir segurança e confiança, principalmente nos primeiros dias de aula, pois a criança precisa desta certeza para que possa adaptar-se à esta nova situação, a qual gera angústia e certa ansiedade. Provavelmente, ela estará insegura, poderá sentir-se desprotegida, gerando atitudes como choro, certa relutância em ficar na escola, birra, mãnha, etc...enfim, que vocês ao presenciarem tais comportamentos , apenas o acalentem, no sentido de mostrar que estão sempre com ele, que a escola é algo novo, um lugar especial, onde fará novos amigos, aprenderá as primeiras palavras, terá sempre novas e divertidas brincadeiras ...
Confiem em vocês !

Serviço de orientação psicológica e pedagógica

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