terça-feira, 23 de julho de 2013

Regrinhas desde o nascimento...

...nossos pequenos precisam aprender a ter limites, desde cedo,  principalmente porque,  estabelecer regras e fazer a criança conviver com elas é fundamental para a formação de adultos equilibrados e seguros. 
Dizer "não" quando necessário  é uma forma de mostrar às crianças que nem tudo é possível. E, que a vida é assim...cheia de "nãos" pela frente. Dessa forma vão aprendendo a lidar com as frustrações à medida que percebem  que o mundo não foi feito para atender somente seus desejos. Caso contrário, achará que tudo é permitido e quando mais tarde se deparar com um "não" ou usará a força ou grito ou se desmanchará em lágrimas, tornando-se, às vezes, uma "chantagem emocional".
Impor limites é uma maneira de dar segurança e mostrar que você se importa com ela.
Dizer "não pode", "agora não", "espere um pouco" é uma maneira de criar crianças mais inteligentes.
Uma criança sem limites não desenvolve bem sua capacidade de raciocínio lógico. Seu pensamento fica um pouco caótico. Ela pode até ter um potencial, mas sem disciplina, seu raciocínio fica esparso e traz poucos resultados.
Devemos estabelecer regras claras para ajudá-las a lidar com as frustrações.
A colocação de limites é um aprendizado para os pais, porque muitas vezes, batemos de frente com nossas próprias dificuldades em relação aos limites. Portanto, fiquemos atentos aos requisitos básicos:

- PACIÊNCIA - repetir várias vezes até que a criança compreenda a regra.

- CALMA - mantê-la sempre. Gritos não adiantam pois são o caminho mais curto para se perder a               credibilidade. E, palmadas...cuidado...de preferência...nenhuma.

- CONSISTÊNCIA E COERÊNCIA - as crianças aprendem com o exemplo mais do que palavras. A         regra deve valer para hoje, amanhã e sempre, independente do estado de humor dos pais. 

- PUNIÇÃO - que tenhamos senso de justiça. Caso seja imposto algum tipo de "castigo", este deve ser 
  proporcional ao tamanho da "arte" e da idade.

  LEMBRETE : as crianças são rebeldes porque esta característica é inerente à personalidade e a idade é o fator decisivo.
Até um ano é "impossível" querer usar de disciplina para fazer com que se comportem   com   educação. Como querer que deixem de puxar os cabelos do irmão mais velho???
É por volta dos 3 anos que começam a desenvolver a consciência do que é certo e errado. Vamos, então, continuar insistindo e estabelecendo limites, pois eles não nascem bons ou maus, santo ou assassino...o que eles fazem é ir   invadindo o limite do outro  e sem encontrar resistência , seguir no movimento de ocupação do espaço até que se tornem inconvenientes.
Nós pais temos grande responsabilidade nesse processo  e uma forma de brecar um comportamento impróprio é impor disciplina, ter paciência, assumir atitudes firmes, repetir falas, promessas cumpridas, tirar algo que a criança goste e...outras alternativas que o seu coração assim o disser.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente orientação! Muitas vezes não sabemos como agir para disciplinar os pequenos pois nada parece funcionar... é preciso uma persistência carinhosa até encontrar o jeito eficiente de agir com cada criança.