quinta-feira, 14 de junho de 2012


A CRIANÇA DE CINCO A SEIS ANOS
O QUE ELA PODE FAZER : 

* Entre os três e os quatro anos, os progressos são mais lentos, mas a partir dos cinco, a criança entra em uma nova etapa em que se destaca a mudança de comportamento.
* Torna-se mais cooperativo, menos birrento e agressivo e faz tudo para agradar os outros. Seu comportamento é mais sociável e demonstra bons modos com todos.
* Já tem capacidade para aprender a ler e a escrever e identifica palavras escritas por associação: seu refrigerante preferido, os heróis da TV, os nomes da família, etc.
* Fala muito e seu vocabulário se amplia dia a dia.
* Aprende a respeitar os direitos dos outros. Suas perguntas preferidas são “por quê?” e “como?”. Sua curiosidade é enorme e quer saber como funciona qualquer coisa.
* Aumenta seu gosto por histórias e contos e faz com que repitam inúmeras vezes a mesma história se ela lhe agrada. Sua fantasia não tem limites e consegue inventar personagens ou se identificar com personagens da TV. Pode inventar amigos imaginários. Brinca de médico, dentista, enfermeira.
* Brinca com outras crianças e prefere brincadeiras ao ar livre, no parque, quintal ou jardim, tanto de correr, como pega-pega, jogar bola, etc.
* Distingue esquerda e direita e define se é destro ou canhoto.
* Classifica objetos por cor, tamanho, forma. Tem um conceito mais preciso de tempo e espaço.
* Conversa utilizando verbos.
* Compreende ordens mais complexas, com várias instruções.


COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :

* Estimule as atividades físicas e ao ar livre. Limite o tempo que ela assiste televisão. Programe um tempo dela com outras crianças, seja na escola, com os vizinhos ou parentes.
* Permita-lhe expressar suas opiniões e tomar decisões quando seja possível. Por exemplo: escolher a roupa, o brinquedo, onde passear, etc.
* Estimule-o a falar sobre seu comportamento, ensinando o que é certo e errado e como expressar seus desagrados de forma adequada.
* Quando estiver com ela, , DÊ – LHE TODA A ATENÇÃO . Faça com que o tempo que passa com ela seja mais importante pela qualidade que pela quantidade.* Estimule sua curiosidade , responda suas perguntas e faça outras.
* Crie uma rotina para a criança incluindo os horários de escola e deixando tempo para as lições de casa e as brincadeiras.
* Reserve um cantinho só para ela estudar, mesmo que ela não tenha um quarto ou uma escrivaninha só para ela.
* Torne esse espaço agradável e bonito, com desenhos na parede e que tenha um lugar para ela guardar seu material escolar.
* Quando ela chegar da escola, estimule-a a contar suas atividades, o que aprendeu, a falar dos amigos e professora.
* Participe sempre das reuniões de professores, e se for impossível converse com ela quando for buscar seu filho na escola.

SE VOCÊ VALORIZAR CADA PEQUENA COISA ENVOLVIDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM , SEU FILHO TAMBÉM IRÁ VALORIZÁ-LA E APRENDERÁ A GOSTAR DE ESTUDAR.

A CRIANÇA DE TRÊS A QUATRO ANOS


O QUE ELA PODE FAZER:



* Já tem domínio sobre os próprios movimentos, corre, salta, joga bola, anda de triciclo.
* Consegue lavar as mãos e vestir-se sozinho.
* Utiliza a colher corretamente e se alimenta sozinho.
* Consegue se fazer entender verbalmente com frases completas e já pode falar de 500 a 1000 palavras.
* Aprende a cantar canções simples e poemas com rimas.
* Sabe o nome das cores.
* Já tem noção de tempo, hoje, ontem, amanhã. Tem memória e consegue se lembrar de coisas que ocorreram no passado recente.
* Entende frases mais complexas e o conceito de “embaixo”, “em cima”, “atrás”, “sobre”.
* Consegue ver as diferenças de tamanho, pequeno, grande , muito grande.
* Aprende a esperar.
* Sua socialização avança a passos largos, ao final do segundo ano de vida já brinca com outras crianças, divide brinquedos, aceita estranhos com facilidade.
* Tenta solucionar probleminhas.




COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :


* Estimule-a a fazer coisas sozinha, vestir-se, banhar-se , escovar os dentes, arrumar os brinquedos, ajudar na casa em pequenas tarefas.
* Forneça roupas velhas , objetos e acessórios para ela brincar de se fantasiar, estimulando sua imaginação.

A CRIANÇA DE UM A DOIS ANOS

O QUE ELA PODE FAZER :
* Caminha sozinho aos 15 meses aproximadamente. Senta-se em banquinhos ou cadeiras pequenas e sobe escadas com apoio. Aos dois anos já consegue correr e andar de triciclo.
* Passa a maior parte do tempo brincando, principalmente com jogos de montar, blocos para construir torres, brinquedos grandes de empurrar, bolas e bonecas.
* Já faz “arte” com lápis colorido e tintas. Consegue fazer círculos e linhas retas.
* Pode ajudar a se vestir e a tirar roupas simples e sem complicações como a camiseta.
* Começa a se alimentar com a colher e a beber no copo.
* Imita sons e ruídos de animais.
* Fala várias palavras e seu vocabulário aumenta mês a mês.
* Aos dois anos já sabe falar em torno de 200 palavras e antes de chegar aos três anos já conta com o uso de mais de 300.
* Já pode contar até três e entende o conceito de quantidade.
* Aos dois anos já obedece a ordens simples como “ir ao quarto buscar os sapatos”.
* Entende melhor a permanência de objetos e pessoas , o que diminui a ansiedade da separação da mãe.
* Gosta de brincar com imitações como as tarefas de casa.
* Convive com outras crianças, mas lado a lado, sem interagir com elas nas brincadeiras.
* Entende os conceitos de posse como “meu” e “seu”.



COMO FAZER A ESTIMULAÇÃO :
* Dê quebra-cabeças simples com peças grandes.
* Forneça papel, lápis de cera, massinhas coloridas atóxicas para ele desenvolver sua arte. Não dê lápis de madeira, podem machucar.
* Faça embrulhos de objetos em papel e peça para o bebê desembrulhar.
* Estimule-o a ajudar nas tarefas domésticas como guardar os brinquedos.
* Ensine-o a falar frases completas. Se ele diz “água”, faça-o falar “quero água”.
* Conte coisas para firmar o conceito de quantidade: degraus da escada, laranjas, dedos, etc.
* Faça-o brincar com jogos de montar e desmontar e com brinquedos que tenham formas geométricas . Podem ser improvisados com vasilhas de plástico rígido de vários tamanhos e formatos.
* Enquanto toma banho ou se veste, ensine os nomes das partes do corpo, brincando com cada uma delas.
* Estimule-o a dançar e seguir o ritmo da música. Brinquedos que tocam música ou pequenos instrumentos musicais são muito interessantes para que ele descubra o ritmo

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei as dicas de estimulação! bjos, Renata (Fernando - B2)