quarta-feira, 14 de maio de 2008

COMO AS AVÓS MUDARAM !


Muitas jovens mães acreditam que quando o "bicho pega", a tábua de salvação será sua experiente e prestimosa mãe. Mas será vesmo???

Minha mãe é uma fonte inesgotável de sabedoria e conheciment0. Primeiro ensinou-me a andar e a falar. Depois, me ajudou a enfrentar o colégio. E, agora, eu aprendo com ela como cuidar de minhas "crias", e, lições passadas, de preferência, pelo telefone, já que eu, mãe de um bebê de três meses e de uma menina de 3 anos, moro a três horas de automóvel da casa dela.
Esta distância é especialmente trágica quando, como agora, estamos numa situação crítica: meu marido está com uma gripe terrível, uma filha com escarlatina e o bebê com febre devido aos primeiros dentinhos.
E eu me transformei numa Maria - Fumaçã: tusso e ofego de cá prá lá para dar conta do recado. E no meio do lufa-lufa, ligo prá mamãe e só atende a secretária eletrônica. Deixo um recado e parar reforçar , mando um email explicando em detallhes o estado de emergência de nossa família e peço S.O.S.
Só no final do dia bem tarde, ela responde ao meu apelo. Com voz transbordando de vitalidade, diz que esteve o dia todo ocupada numa aula de ioga tântrica, e que depois de ler meu email ela tem a solução para os meus problemas.
Então, animada, procuro ouvir a solução milagrosa.
Minha filha quer, exige, choramingando um terceiro pudim de chocolate, meus cabelos derretem em mechas gordurosas, a lata de lixo ameaça vomitar de tão cheia, a geladeira está vazia e o bebê baba em meu colo. Mas, eu tenho esperança de que minha mãe vai me ajudar.
Espero que ela venha ficar comigo por uns dois dias, talvez três. Preciso de alguém que prepare uma sopa, limpe os narizes que escorrem, troque fraldas, etc...
Afinal, preciso dormir umas poucas horas sem a interrupção.
Quem sabe até tomar um chá de camomila e ler (às escondidas ) algumas páginas do livro que há uma semana está acumulando poeira em minha mesinha de cabeceira.
Que esperança : Estou a poucos segundos da salvação.
Agora, noto que a voz de minha mãe ficou preocupada.

_ " Crianças doentes...pai doente. Isto não pode continuar , ela diz , decidida.
Mamãe continua:

- "Depois de ler teu email, me dou conta de que está precisando muito de minha ajuda.

Meus pensamentos voam, atrevidos: Será que ela já fez a malinha?
Certamente a bronquite crônica que ela detectou em mim também, a está preocupando .
Minha mãe vai me salvar!

Mas quando estou quase chorando de gratidão, minha mãe solta uma frase que me perturba tnto que peço para ela repetir E ela repete :
-"Você está precisando de ajuda profissdional. recomendo vc consultar um bom psicoterapeuta.
Psicoterapeuta? Prá quê? Pra quem ? , me pergunto atordoada.
E enquanto minha esperança murcha como um bola de gás furada, me dou conta de que ela está olhando o relógio. Mamãe me explica que está sem tempo prá nada, e que tem de desligar porque tem uma hora marcada numa clínica psicossomática, onde ultimamente dá cursos de ioga para cegos. Mas, mesmo toda enrolada, ela diz que dará um jeito para me enviar , antes de sair, por email, os telefones dos melhores psicoterapeutas que conhece.
Desligo o telefone, devastada por tanto amor, preocupação e assistência.
E espero os conselhos eletrônicos de minha progenitora, professora em assuntos familiares.
Com certeza será um site www.ajude-se a si mesma.com

Nenhum comentário: