terça-feira, 4 de agosto de 2009

REUNIÃO - 31/07/09 às 19h. - SOBRE A SUSPENSÃO DAS AULAS EM FUNÇÃO DA GRIPE INFLUENZA A

Srs. Pais, gostaríamos de explicar-lhes como foi delicado tomarmos esta atitude e o quanto sentimos pelo transtorno causado aos srs. , mas infelizmente, após orientação da Secretaria da Educação e da Saúde, na última quarta-feira, dia 29/07, acabamos por fechar a escola até o dia 14/07 com retorno para o dia 17/07. Hoje temos em nossa escola bebês de 5 meses até crianças de 6 anos, que não tem condição alguma de sozinhos evitar o contato e/ou tomarem determinadas medidas para precaução de eventual gripe. A vida destas crianças é muito valiosa e importante, muito para vocês e para nós também e qualquer problema que por ventura venha a acontecer é de extrema responsabilidade nossa. E se não tomássemos esta medida, acatando a orientação de nossas supervisoras de ensino e acontecesse algo, como nos sentiríamos e vocês pais o que sentiriam em relação a escola??? Vocês entendem nossa posição? Pensamos como acolher todas nossas crianças nas salas, mantê-las num dia todo, juntas...por mais que abríssemos janelas e tomássemos outras medidas.

Pensamos inclusive, em alguns procedimentos para a volta como:

- instalação do álcool-gel em todas as salas da escola, pois os Berçários 1 e 2 , Mini Infantil e Infantil I já faziam uso deste material;
- manter as janelas sempre abertas;
- afastar eventuais funcionários e professoras com quaisquer sintoma de gripe;
- utilizar as squeezes diariamente, e as mesmas sendo enviadas todos os dias para casa para uma higienização mais intensa.

Esta medida de precaução se faz necessária pois se trata de uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum:

- febre ( temperatura acima de 37,5C )
- tosse, dor no corpo;
- nariz entupido;
- dor de garganta.

Fiquem atentos se ocorrer:
- respiração ofegante e cansaço;
- diarréia;
- vômitos;
- febre prolongada por mais de 3 dias.

Se, após os dois primeiros dias, o estado geral piorar ( perda de apetite, indisposição, entre outros sintomas ), ser imediatamente encaminhado a um serviço de saúde.
O médico é quem vai avaliar se é um caso suspeito e indicar o tratamento necessário, após examiná-lo.


MEDIDAS PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DA DOENÇA:

- lavar as mãos com frequência, principalmente ao chegar em casa ou na escola, antes das refeições e depois de tossir ou espirrar;
- ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável.
- não colocar a boca no bebedouro e higienizar os brinquedos;
- não compartilhar alimentos, talheres, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- manter as janelas abertas e o ambiente arejado;
- evitar ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas;
- manter as defesas do corpo fortalecidas com uma alimentação saudável e dormir o tempo necessário para proporcionar repouso adequado.


Vigilância Epidemiológica de São Paulo
Fones: 30668000 R 8741, 30829359 e 30829395

Maiores informações : CVE - 0800555466 ( 24 horas )
email - notofica@saude.sp.gov.br



Esperamos que vocês compreendam uma medida tão drástica mas de suma importância, pois falamos de vida humana e de nossa responsabilidade enquanto educadoras. Que o tempo possa melhorar, o quanto antes, pois ajudaria muito, também. Nossa escola está sendo higienizada nestes dias, pelas nossas secretárias da limpeza, para que nada fique a desejar em nosso retorno. Todos nós estamos aguardando ansiosamente esta volta e torcendo para que toda esta doença seja controlada e todo este pesadelo passe logo.

Muito Obrigada

Equipe Bello Bambino







Nenhum comentário: