quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

E... por falar em bebê chegando...
Ganhar um irmão mexe muito com a criança.
É esperado que ela tenha ciúmes do bebê, não esqueçam disso, ok?
No início, pode ser que ela não goste do irmão. Pode ser que fique mais apegada a você ou até a rejeite. Pode apresentar dificuldade para dormir. Podem aparecer comportamentos regressivos, como fazer xixi na cama, na calça, falar como um bebê, birras, querer mamar no peito, etc...
Com alguns cuidados e um pouco de paciência vocês podem ajudá-la a assimilar melhor esta fase.
Portanto:
- conversem com ela durante a gravidez, de como é a rotina de um bebê. Digam-lhe que embora o bebê vá exigir cuidados, vocês continuarão tendo um tempo para ela. Mostrem-lhe fotos de quando ela era um bebê, leia livrinhos sobre a chegada do irmãozinho. E, esclareçam quem vai tomar conta dela enquanto você estiver no hospital.
- qualquer alteração na vida da criança, como entrar para escola, mudar de quarto, tirar a fralda, etc, deve ser feito pelo menos uns 6 meses antes do bebê nascer.
- levem-na ao hospital para conhecer o bebê, é muito importante para ela. Lembrem parentes e amigos de não deixá-la de lado, ok? E... não se preocupem se ela pedir prá vocês deixarem o bebê, lá... isto é até "normal" e esse primeiro encontro não é sinal do tipo de relação que eles vão ter no futuro, muito pelo contrário.
- tente sempre falar do bebê como uma pessoa, usando frases como: "Veja como o Ricardo mexe a boca, acho que ele está com fome"!
Mostrem à ela como o bebê gosta quando ela fala com ele, ou quando ela empurra o carrinho, ou quando ela sorri para ele...
-muitas vezes eles querem ajudar, colaborar com os cuidados do bebê. Tentem valorizar esta ajuda sem forçar a criança a nada, certo ?
- é muito importante manter sua relação com o filho mais velho. Combine um horário especial para ficar a sós com ele, fazendo algo divertido, brincando, passeando e cuidado com aquelas "comprinhas, surpresinhas, presentinhos", não há necessidade disto, ok?
Bom, de qualquer forma acostumar-se a dividir a atenção dos pais leva tempo.
Alguns comportamentos podem durar semanas, outros meses...enquanto isso, seu papel de PAI/MÃE é demonstrar que cada um tem um lugar especial na família, um lugar que ninguém pode tirar.

Nenhum comentário: